Vírus
Programa que infecta outros programas ou sistemas e tenta se multiplicar e se espalhar.
Worm
Significa verme, em inglês. Programa que se espalha por uma rede. A infecção não depende de o computador ter um programa específico.
Rootkit
Programa malicioso que se instala na raiz do sistema operacional e esconde arquivos, processos e outras informações para dificultar sua detecção pelo sistema operacional. Pode ser usado para permitir o controle remoto da máquina por usuário não-autorizado.
Spyware
Programa que se instala sem o conhecimento do usuário e que tem o objetivo de enviar informações da máquina do usuário para outras máquinas. Há desde spywares que apenas monitoram a atividade on-line do usuário até aqueles que roubam senhas e informações pessoais.
Cavalo-de-tróia
Também conhecido pelo nome em inglês, trojan, são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.
Phishing
Fraude em que se tenta enganar o usuário para que ele revele informações e senhas. São construídos sites ou enviados e-mails parecendo ser de empresas ou instituições renomadas para “fisgar” os internautas.
Spam
E-mails indesejados enviados aos usuários, que vão desde propagandas de produtos e sites e mensagens de phishing a publicidade de sites pornográficos e mensagens contendo vírus.
Dialer
Programa instalado sem o conhecimento do usuário que usa o modem do computador para ligar para números de tele-sexo e similares, para que o usuário pague a conta.
0 comentários:
Postar um comentário